
Reverbera nacionalmente publicado na ABIGRAF NACIONAL
Reverbera nacionalmente publicado na ABIGRAF NACIONAL
24 DE JUNHO: DIA DA INDÚSTRIA GRÁFICA
Empresários dos setores de Comunicação Visual e Indústria Gráfica participam de encontro promovido pela ABIGRAF/MG e SIGEMG

Na última terça-feira (16/06), empresários dos segmentos de Comunicação Visual e Indústria Gráfica participaram de mais um encontro setorial realizado na sede da ABIGRAF/MG e do SIGEMG.
A iniciativa, promovida pelas entidades, teve como principal objetivo apresentar benefícios, discutir oportunidades de desenvolvimento e buscar soluções que contribuam para o fortalecimento dos negócios, além de abordar programas de cargos e salários voltados à gestão e valorização dos profissionais das empresas do setor de comunicação visual.
O encontro foi planejado para capacitar e apoiar um segmento que vem registrando crescimento expressivo em Minas Gerais, oferecendo aos participantes informações estratégicas, troca de experiências e ferramentas para aprimorar a competitividade das organizações.
Durante o evento, o presidente da ABIGRAF/MG e do SIGEMG, Sr. Geraldo Gilberto, conhecido como Betinho da Silva Lara, destacou a importância da integração entre os segmentos.
“Os setores da Indústria Gráfica e da Comunicação Visual estão diretamente conectados, pois ambos têm a impressão como base de suas atividades. São áreas que impactam significativamente a economia e apresentam grande potencial de crescimento. Por isso, entendemos que temas como gestão de pessoas, desenvolvimento empresarial e inovação são fundamentais para fortalecer os negócios e ampliar a competitividade das empresas”, ressaltou o presidente.
A ABIGRAF/MG e o SIGEMG seguem promovendo ações voltadas à qualificação empresarial, ao fortalecimento institucional e ao desenvolvimento sustentável dos setores gráfico e de comunicação visual em Minas Gerais.
INDÚSTRIA GRÁFICA MINEIRA AVANÇA EM PARCERIA COM O SENAI PARA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS DO SETOR

Na última terça-feira, 09 de junho, foi realizado o terceiro encontro entre representantes da indústria gráfica mineira e o SENAI, com o objetivo de dar continuidade às tratativas para a formação de uma nova turma de qualificação profissional voltada ao segmento de flexografia banda estreita.
A reunião ocorreu após a visita técnica realizada pela supervisora do SENAI, Tiana Leal, às empresas gráficas interessadas em participar do projeto.
Durante o encontro, Tiana destacou a receptividade das empresas visitadas e agradeceu o empenho do SIGEMG e da ABIGRAF-MG na mobilização do setor para viabilização da iniciativa.
Segundo a supervisora, as visitas permitiram conhecer de perto a realidade das empresas e identificar a demanda existente por mão de obra qualificada, fator essencial para a estruturação de uma formação alinhada às necessidades do mercado gráfico mineiro.
O instrutor Marcelo, do setor de flexografia do SENAI presente na reunião, reforçou a importância da constituição da turma para atender às necessidades específicas do segmento de flexografia banda estreita, destacando o potencial do projeto para contribuir com a formação de profissionais capacitados e preparados para os desafios tecnológicos da indústria gráfica.
As empresas participantes manifestaram satisfação com os avanços obtidos até o momento e demonstraram disposição em colaborar na ampliação da iniciativa, convidando outros empresários do setor a aderirem ao projeto. A proposta prevê a contratação de jovens aprendizes pelas empresas participantes, que realizarão sua formação técnica no SENAI, combinando atividades teóricas e práticas, com perspectivas de inserção e desenvolvimento profissional dentro das empresas do setor.
O presidente da ABIGRAF-MG e do SIGEMG, Geraldo Gilberto [Betinho da Silva Lara], ressaltou a importância da parceria e reafirmou o compromisso das entidades com o fortalecimento da indústria gráfica mineira.
“ABIGRAF-MG e SIGEMG permanecem à disposição das empresas e estão muito satisfeitos com mais esta etapa concluída. Trata-se de um importante avanço para a formação de profissionais qualificados e para o atendimento das demandas atuais e futuras do setor gráfico em Minas Gerais”, destacou o presidente.
Ao final da reunião, ficou definido que um novo encontro será realizado dentro dos próximos 30 dias, ocasião em que deverão ser apresentados os encaminhamentos finais para o início efetivo do projeto e formação da primeira turma.


